Arroz integral e seus benefícios – Projeto Fitness

   

Uma das principais mudanças na minha alimentação, recomendada pela minha nutricionista, foi a substituição de alimentos processados, por opções equivalentes na sua forma integral. Os alimentos integrais, não passam pelo processo de refinamento, ou seja, não sofrem alteração em sua estrutura. Seus grãos são completos, ricos em nutrientes: vitaminas, minerais e fibras. O arroz integral, por exemplo, é rico em nutriente: vitaminas, minerais e fibras. As fibras geram saciedade, pois absorvem água e formam um gel, que permanece mais tempo no estômago, auxiliando no emagrecimento.

arroz integral

Propriedades e benefícios do arroz integral

O arroz integral não tem glúten e faz-nos sentir saciados por mais tempo; é de mais fácil digestão porque contém fibra, combatendo as disfunções digestivas e ainda ajuda ao bom funcionamento dos intestinos, eliminando a prisão de ventre. Devido ao farelo, é rico nas vitaminas B1, B2, B6, B12 e em minerais.

Aumentar a quantidade de fibras é uma boa dica para quem deseja emagrecer, pois as fibras demoram mais tempo para serem digeridas, assim prolongam a sensação de saciedade. Mas, ao se aumentar a quantidade de fibras, deve-se aumentar também a quantidade de água.

Opções integrais com moderação

Nós temos diversas opções de alimentos integrais nos supermercados como pães, massas, cereais, aveia, granola, farinha, biscoitos, cookies, etc. São deliciosos, mas devem ser consumidos na quantidade adequada. Não podemos esquecer que esses alimentos são carboidratos, que em excesso viram gordura no nosso corpo.

Ou seja, os alimentos integrais trazem maior benefício por ser mais rico em nutrientes para o nosso organismo. Mas é preciso consumir com moderação. Os integrais não estão livres de carboidratos e podem conter um alto valor calórico.

O ideal é diminuir o consumo de integrais (carboidratos) ao longo do dia. De preferência no café (pães e cookies) e no almoço. Para um cardápio equilibrado as suas necessidades, consultar um nutricionista.

arroz integral

Vida mais saudável

Uma troca simples como essa fez muita diferença na minha saúde. Sempre tive problemas de prisão de ventre, e substituir os refinados por integrais ajudou muito a regular meu intestino. Me sinto saciada com uma pequena quantidade e não fico me sentindo pesada, estufada. O que contribuiu muito para melhorar meu humor.

O arroz que tenho consumido é da Ráris, tem com 7 grãos, cereais e com cenoura(os que comprei da marca contém glúten). É uma delícia! Não senti muita diferença no paladar, até prefiro o integral. Tempero apenas com azeite, cebola e bastante alho (quem não gosta, pode usar o alho poró). Não use sal.

arroz integral

O pacote de 1kg custa em média R$ 5

No site da marca tem várias receitas diferentes e saborosas para fazer com arroz integral. Tem outras marcas também, mas essa é a que tenho consumido e queria compartilhar essa dica com vocês.

Outra dica é preparar o arroz e separar as porções em potinhos e guardar na geladeira e esquentar na hora que for consumir. Manter “marmitinhas” prontas para hora que bater a fome, ajuda a não cair em tentação e acabar comendo algo mais fácil de preparar, mas nada nutritivo. ;)

Site: http://www.raris.com.br
Instagram: http://instagram.com/arrozraris (tem dicas ótimas)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Vera Paiva

Carioca, 29 anos, mãe de adolescente, namora o homem dos seus sonhos, apaixonada por Deus. Ama doces, mas vive em crise com a balança. Pratica muay thai para manter a sanidade e sonha em dominar o mundo.

Twitter: @oiVerinha Contato: contato@oipreguica.com

  • Luiza

    Eu cozinho o meu sete grãos na panela de pressão com caldo de galinha, quando cozido, pego uma porção individual do arroz, derreto manteiga na panela, coloco o arroz, aproximadamente uma colher de sopa de creme de leite, parmezão ou outro queijo ralado e esta pronto um delicioso arroz integral….

    • http://oipreguica.com/ Oi Preguiça

      Hummm…Realmente parece que fica uma delícia.
      Mas também aumenta as calorias. O que pra quem quer perder uns quilinhos não é uma boa. ;)

    • leeh

      Engordei só de ler. ‘-’