10 filmes motivacionais: para se inspirar e não desistir nunca dos seus objetivos.

Como tenho abordado muito aqui no blog sobre objetivos, desafios, determinação e superação. Resolvi fazer uma lista com alguns dos filmes motivacionais, que mais me emocionaram. Na verdade, ficou faltando muito, mas a lista ficaria enorme. Acho que 10 dá pra começar, né?

E mesmo que já tenha assistido a esses filmes, nunca é demais rever algo que nos inspira e nos coloca pra cima. As vezes a gente reclama demais da vida, mas esquece que se não fizermos nada para mudar, o universo também não o fará. ;)

Ainda estou lutando contra alguns medos, e esses filmes mostram que não existem desafios que não podem ser superados, fortalecendo nossa determinação e foco para o alcance de metas.

UPDATE: A segunda parte da nossa lista esta aqui!

Lista 10 filmes motivacionais:

“À procura da felicidade”
procura_da_felicidade_01
Trata da força para driblar as adversidades. Acredite no seu potencial e transforme os obstáculos em oportunidades de crescimento

Sinopse: Apesar de todas as tentativas de manter a família unida, Chris Gardner vê a mulher, mãe de seu filho de 5 anos, deixá-los por não suportar mais as dificuldades financeiras. Chris, agora um pai solteiro, continua a perseguir um emprego com melhor remuneração, usando toda sua habilidade de vendedor. Surge a oportunidade de ingressar como estagiário numa importante corretora de ações. Apesar de não haver salário, ele, na esperança de no final do programa conseguir um emprego e um futuro promissor, aceita o trabalho. Sem apoio financeiro, Chris e o filho são despejados e são forçados a dormir em abrigos, estações de ônibus, banheiros. Chris usa a afeição e a confiança que o filho depositou nele para superar os obstáculos em busca de condições melhores de vida.

“O diabo veste Prada”
THE DEVIL WEARS PRADA

O filme mostra que você pode alcançar seus objetivos, com muita determinação. Mas, a lição é nunca deixar seus valores morais e éticos de lado. Uma Prada, comparada a um amor, uma amizade verdadeira, não tem valor algum.

Sinopse: Andy Sachs, recém-formada na faculdade de jornalismo, se muda para Nova York com o namorado, Nate, e sai em busca de emprego. Consegue uma entrevista na revista de moda comandada pela editora Miranda Priestly. Mesmo sem nunca ter ouvido falar da revista ou da famosa editora, Andy consegue a vaga. Seu estilo, entretanto, é motivo de piada entre os novos colegas, inseridos no mundo da moda. Determinada a seguir em frente com o desafio, Andy muda o visual e se torna uma workaholic nas mãos da chefe. Ao mesmo tempo, começa a perceber o quanto está deixando de lado as coisas simples da vida.

“Um sonho possível”
um_sonho_possivel_2009_g

A mensagem do filme, mostra que quando acreditamos em nós, e também damos a oportunidade das pessoas desenvolverem suas habilidades, podemos atingir resultados incríveis.

Sinopse: Um adolescente é encontrado na rua e convidado a passar a noite na casa da família de um colega da escola. À medida que a família ajuda o jovem a desenvolver todo o seu potencial – no esporte e na escola –, todos são conduzidos a uma jornada de autodescoberta.

“Homens de honra”
homens-de-honra
Mostra que pessoas determinadas não esperam as condições melhorarem para ir atrás de seus objetivos.

Sinopse: Carl Brashear ingressa na Marinha com o objetivo de entrar na escola de mergulho. Sunday, um reconhecido comandante de mergulhadores da Marinha norte-americana, desafia o novato para que ele desista. Anos mais tarde, depois que Carl sofre um acidente que o deixa aleijado, ele e Sunday juntam suas forças. O oficial ajuda Carl a enfrentar a burocracia da Marinha, a superar a perda de uma perna e a se tornar parte da história militar dos Estados Unidos.

“A Creche do Papai”.
A Creche do Papai06

Filme aborda a capacidade empreendedora: os profissionais devem ser capazes de encontrar novos caminhos, imaginar, planejar e colocar em ação

Sinopse: Phil (Jeff Garlin) e Charlie (Eddie Murphy) ficaram desempregados recentemente. Como não têm dinheiro para pagar a creche de seus filhos, são obrigados a retirá-los dela e cuidar deles até que arranjem um novo serviço. É quando eles têm uma idéia para ganhar dinheiro: criar uma instituição que cuida de crianças enquanto seus pais trabalham. A dupla coloca o plano em prática e, devido aos métodos pouco convencionais que usam ao cuidar das crianças, acabam ficando famosos e gerando o ódio de seus concorrentes.

“Patch Adams – O amor é contagioso”
patch-adams

Aborda o amor pelo trabalho. Todo profissional que gosta do que faz tem mais chance de alcançar o sucesso. As pessoas percebem isso, o que gera um sentimento de confiança e credibilidade.

Sinopse: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

“Meu Nome é Rádio”.
meu-nome-e-radio09
A mensagem do filme, é a de que nossas deficiências podem ser minimizadas quando aceitas pelos outros e por nós mesmos. Mostra claramente o preconceito e a dificuldade de inclusão das pessoas com necessidades especiais.

Sinopse: Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano, que fica tão envolvido em preparar o time que raramente passa algum tempo com sua filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou sua esposa, Linda (Debra Winger). Jones conhece um jovem “lento”, James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mas Jones nem ninguém sabia o nome dele, pois ele não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando alguns dos jogadores da equipe fazem uma “brincadeira” de péssimo gosto, que deixou James apavorado. Tentando compensar o que tinham feito com o jovem, Jones o coloca sob sua proteção, além de lhe dar uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, passou a se chamá-lo de Radio. Mas ninguém sabia que, pelo menos em parte, a razão da preocupação de Jones é que tentava não repetir uma omissão que cometera, quando era um garoto.

“Menina de Ouro”
menina-de-ouro-01

Obra mostra que a motivação das pessoas está diretamente ligada aos seus objetivos na vida. Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.

Sinopse: Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

Sim, Senhor!
YM-FP-0052r
O filme mostra que quando damos oportunidades a nós mesmos, abrimos muitas portas, mas que dizer sim pra tudo, sempre, pode deixar a gente sobrecarregado. Vamos buscar o equilíbrio.

Sinopse: Após o convite de um amigo, Carl Allen (Jim Carrey) decide ir em um culto de auto-ajuda, que tem por base dizer sim a qualquer coisa que lhe aconteça ou ofereçam. Ao seguir este preceito a vida de Carl começa a mudar, fazendo com que seja promovido e conheça Allison (Zooey Deschanel), por quem se apaixona. Porém ao tentar aproveitar todas as oportunidades que lhe surgem Carl começa a notar que tudo que é em excesso pode também cansar.

“O triunfo”
otriunfo

A determinação e a força de vontade para encontrar meios de realizar seus sonhos, são forças utilizadas para desenvolver suas competências e se manter motivado para atingir o seu objetivo.

Sinopse: Matthew Perry é um jovem professor impaciente, porém talentoso, que deixa sua casa na zona rural da Carolina do Norte para se aventurar a dar aulas nas escolas de Nova York. Enquanto luta para manter seu otimismo ao se defrontar com um obstáculo após o outro, ele desistirá de tudo para retornar à sua casa com o rabo entre as pernas, ou realizará sua ambição e transformá o futuro de alguns dos mais difíceis e vulneráveis garotos da cidade?

 Espero que encontre sua motivação em algum desses filmes, pessoas ou na vida. :D

 

Fonte imagens: Reprodução/Divulgação

 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Pingback: 13 Filmes motivacionais, histórias de superação

  • ʆiɳɗɑ ɦɛɑʆʆɛʀ

    Excelente lista, faltou “Homens de Honra” filmaço. “Sete Vidas” também é muito bom ;)

  • minhaaquarela.blogspot.com

    Adorei!

  • Andinho

    Delicia!

  • Fernando

    Ótima lista. Faltou “Rocky um lutador”.

    • http://oipreguica.com/ Oi Preguiça

      Mais um para a parte II ;)

  • Daniel Policastro

    Acho que o filme “Sete Vidas” também com o Will Smith é um exemplo de superação e que pode inspirar muita gente.

    • http://oipreguica.com/ Oi Preguiça

      Preciso fazer a parte 2 da lista com as dicas de vocês, que também são ótimas. ;)

  • Carlos Eduardo de Oliveira

    OI vera,ainda não te conhecia mas gostei muito de suas dicas de filmes motivacionais,A procura da Felicidade com will smith é pra mim um exemplo maior e vou procurar esses outros que me parecem serem bons!Bjos

    • http://oipreguica.com/ Oi Preguiça

      Que ótimo Carlos! Fico feliz que tenha gostado. E se tiver outras sugestões de bons filmes, são sempre bem vindas. ;)

      Volte sempre!

  • Camelo

    ótimo filme! Muito obrigado e que Deus te abençoe!

    • http://oipreguica.com/ Oi Preguiça

      Amém!

  • Pingback: Clica que vale a pena! #1 - El Ropero

  • Dam

    Carioca, mãe, mulher, preguiçosa, neurótica e gostosa…

    • http://oipreguica.com/ Oi Preguiça

      Oi??

  • Vivian

    muito boa a lista, mas vc poderia enriquecê-la colocando mais alguns exemplos como Desafiando Gigantes; Meu Mestre minha vida; Quem quer ser um milionário; Rock; Falcão O Campeão dos campeões. Lindos filmes, realmente dá vontade de dps de assistir querer sair correndo p fazer algo por si e pelo mundo em q vivemos. “Menina de Ouro” é bonito, porém muito triste, gosto de histórias q o herói vence no final. bjs!

    • http://oipreguica.com/ Oi Preguiça

      farei uma segunda lista. essa era a ideia, mas sabe como é…
      vou usar suas dicas, são ótimas.

      Menina de ouro acho q a lição maior é, lute até o fim. mesmo sabendo qual sera, lute. bjs

  • Pingback: Playlist Motivacional

  • Estela

    Muito boa lista! Assisti alguns deles e o próximo vai ser “Menina de
    ouro”. Preciso de um filme que me dê um impulso para fazer alguma coisa,
    sair do zero, dessa desorientaçao da vida.

    • http://oipreguica.com/ Oi Preguiça

      Estela, entendo perfeitamente o que vc disse. Tbm estava me sentindo assim. Eu tive meu impulso e fui me matricular na academia, sair de dentro da caixa, da minha zona de conforto, da inércia e começar a colocar minha vida nos trilhos. Leia esse post aqui, pode te ajudar. http://oipreguica.com/projeto-fitness/

      “Inspiração vem dos outros, motivação vem de dentro de nós” Espero que você encontre a sua motivação que vai te impulsionar pra mudança da sua vida. bjs.

  • Monica Mazur
  • Monica Mazur

    O MENINO DE OURO

    • http://oipreguica.com/ Oi Preguiça

      Parece ser muto bom, vou ver. ;)

  • Pingback: Filmes motivacionais | Portal de blog Teia

  • Pingback: Links da Semana - #7

  • http://www.facebook.com/patricia.vanzin.3 Patrícia Vanzin

    Menina de ouro, e a procura da felicidade são muito fodas!

    http://theclassicblack.blogspot.com.br/

    • http://oipreguica.com/ Oi Preguiça

      Tem algum que você acha que ficou faltando na lista?? Conta pra gente!

      • monica mazur

        “legalmente loira” foi um filme que me inspirou muito a seguir em frente depois de uma separação… não creio que se equadre a sua lista, mas para quem queira coferir!!!

        • http://oipreguica.com/ Oi Preguiça

          Ah…O legal é isso, ver que diferente filmes, livros, música, inspiram a gente de alguma forma né?

        • Alida

          Tb sugeriria esse! No meu caso, pelo fato de que ela contra as expectativas, se esforçou e usou o que tinha de diferencial p se sobressair!
          Gosto muito!

      • Alida

        Gostei muito de Julie e Julia, pq Julie descobriu algo q gostava, traçou uma meta apenas p “terminar alguma coisa” e se encontrou.

        • http://casadenos2.com/ Casa de Nós 2

          Eu amooo esse filme! Tenho vontade de escrever um blog desafio durante um ano. Só ainda não sei se faria sobre receita ou outra coisa.

  • Gabriel Araujo

    Senti falta de “Preciosa”, um filme ‘soco no estômago’ e bem realista. Já assistiu?

    • http://oipreguica.com/ Oi Preguiça

      Olha que pensei MUITO nesse. Mas acredita que ainda não vi?
      Farei outra lista de filmes. Ficou muito filme de fora. ;)